segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Artigo DR. IRINEU V. PANTOJA JR


EMAGRECIMENTOFoi solicitado-me pela Priscila Freitas, que fosse feito alguns comentários sobre emagrecimento, o qual é um assunto que estudo há algum tempo, daí estou escrevendo este Artigo.
Gostaria de comentar que o ganho de peso depende de alguns fatores, como:
1-Alimentação- hoje as pessoas estão comendo muito faast food (comida rápida), a qual tem muitos conservantes e muito carboidrato. Estudos mostram que a dieta de hoje, no mundo tem a seguinte proporção, 70% de carboidrato, 15% de proteína e 15% de gordura, e esta não é a proporção que nosso organismo precisa, pesquisas mostram que a melhor proporção é 40% de carboidrato, 30% de proteína e 30% de gordura, pesquisas estas do Dr. Bery Sears, cientista da Califórnia(USA),o qual ganhou de o prêmio Nobel em Medicina, em 1982, é lógico que não é qualquer alimento com estas características, ex. carboidrato complexo(veruras e frutas), proteína(peixes de água fria, como atum salmão e sardinha) e gordura polinsaturada(castanhas- como do Pará, nozes, etc..). Só a título de curiosidade, se comermos 1 pãozinho francês a mais na dieta por dia , em 1 ano podemos aumentar 10 kg. Então é verdadeiro,que somos o que comemos.
2-Atividade Física: dados do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somente cerca de 15% dos brasileiros fazem exercícios regulares. O nosso organismo é como uma empresa, o qual tem receitas e despesas, ou seja comemos alimentos , os quais nos geram energia e precisamos gastar esta energia ingerida, além do gasto para mantê-lo, funcionando, então a atividade física é muito importante, o organismo humano foi feito para fazer exercícios, e hoje aos confortos da vida moderna fazemos menos exercícios no nosso dia a dia, controles remotos, automação, elevadores, etc ...
3-Hormônios: os quais tem a função de produzir e reparar proteínas, e estão no controle de tudo, como das nossas emoções, envelhecimento, expressões, composição corporal,sentimentos, inclusive caráter e personalidade, e se comermos errado, na proporção inadequada, alteramos a nossa produção hormonal, e aí podemos ganhar peso, pois podemos tornar nosso organismo com metabolismo lento e o excesso de carboidrato, como não acumulamos carboidrato, ele transforma-se em gordura e acumula-se nas nossas células gordurosas, então o alimento tem relação com peso, e sua quantidade e qualidade.
Esses 3 fatores são os principais, mas temos outros fatores que podem alterar o nosso peso, como estresse, o hipotiroidismo (diminuição da produção do hormônio da tireóide-t3 (triiodotironina) e t4(tetraiodotironina), estudos nos mostram que cerca de 80% dos adultos o tem, e cerca de 30% das crianças), deficiência de vitaminas e sais minerais,estudos da USP(Universidade de São Paulo), mostram que no Brasil, os nossos alimentos tem baixa nutritividade, ou seja os nossos alimentos não tem os nutriente que precisamos, por monoculturas, fertilizantes, agrotóxicos, uso de micro-ondas, etc.. .Exemplo, no caso do hipotiroidismo em adultos a causa principal é deficiência de vitaminas a, b, c e sais minerais como selênio, zinco.
Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas, dos nossos blogueiros.
DR. IRINEU V. PANTOJA JR. Membro da American Academy Anti Aging Medicine(A4M).